OMS declara fim de emergência de saúde de Covid-19 no mundo

05 maio 2023 às 11h30

COMPARTILHAR
A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou nesta sexta-feira, 5, que a Covid-19 não é mais uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). Segundo a entidade, o comitê que avalia a ameaça das doenças não considera o coronavírus uma preocupação para a saúde pública a nível mundial. No entanto, isso não significa que a enfermidade deixou de ser uma pandemia.
A Covid-19 foi considerada uma emergência de saúde pública em janeiro de 2020, dois meses antes de ser classificada como pandemia pela OMS. Desde então, os membros do comitê mantiveram a posição de que a infecção representava um risco mundial. Entretanto, em uma reunião, realizada na quinta-feira, 4, o grupo considerou que a doença não representa mais uma preocupação a nível mundial.
A designação criada pela entidade é uma medida para combater a disseminação de doenças infecciosas e outros eventos que possam impactar a saúde pública internacional. Podem ser consideradas ESPII apenas doenças que podem se espalhar rapidamente, causar casos graves e mortes, afetando a economia e a sociedade de forma significativa. Dessa forma, a OMS poderá fornecer assistência e coordenar ações internacionais sobre a enfermidade em questão.
Por outro lado, a Covid-19 ainda continuará sendo monitorada por conta das novas variantes que podem trazer o vírus de volta à condição de emergência de saúde pública. Por isso, a organização ressalta que é fundamental manter as medidas de prevenção e controle em todos os países.