MS tenta antecipar vacinas infantis contra a Covid-19 após zerar estoque

06 janeiro 2023 às 14h54

COMPARTILHAR
O estoque de vacinas para a imunização infantil contra a Covid-19 se esgotou e agora o Ministério da Saúde (MS) aguarda o envio de novas remessas. A informação foi confirmada nesta sexta-feira, 6, pela secretária de vigilância em saúde do MS, Ethel Maciel.
Ethel afirmou que a nova gestora da pasta e ex-presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, herdou contratos firmados pela gestão anterior com a Pfizer, laboratório que produz vacinas infantis contra a doença.
De acordo com a secretária, o último acordo firmado com a farmacêutica prevê a entrega de doses para crianças de 6 meses a 11 anos no fim de janeiro. A nova gestão, no entanto, tenta antecipar as entregas e restabelecer os estoques de estados e municípios.
As doses que chegam até o fim do mês somam 3,2 milhões para o público de 6 a 11 meses e 4,5 milhões para crianças de 5 a 11 anos.
Suspensão
A falta das doses está sendo refletida em prefeituras de todo o país. Nas últimas semanas, inclusive, alguns municípios suspenderam a vacinação infantil por falta de doses. De acordo com a secretaria, a prioridade da pasta será acelerar a entrega de vacinas e retomar contratos que estavam parados, como o acordo com o Instituto Butantan para a produção da vacina Coronavac. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina pode ser aplicada em crianças a partir dos 3 anos de idade.