Com a descoberta da subvariante da Ômicron, os casos de covid-19 começaram a ganhar força é o que mostra um levantamento divulgado pelo GLOBO e as secretarias de saúde. Pelo menos 12 estados brasileiros e o Distrito Federal já registram aumento nos índices. A positividade atinge principalmente grupos de risco e pessoas que não cumpriram o esquema vacinal.

Os estados com aumento no registro de casos são: Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo, e no DF.

No sábado, 12, a Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde divulgou nota técnica alertando estados e municípios do aumento do número de casos de Covid-19 e reforçou a necessidade do uso de máscaras. No mesmo dia, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, publicou nas redes sociais um apelo à população.

“Quero lembrar também que mais de 69 milhões de brasileiros não tomaram a primeira dose de reforço contra a Covid-19. Já 32,8 milhões de pessoas poderiam ter recebido a segunda dose de reforço contra a doença, mas ainda não se vacinaram”, escreveu.

O Levantamento do consórcio de veículos de imprensa mostrou que entre sexta, 11, e sábado, 12, foram contabilizados 5.262 novos casos da doença. A média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 8.935, com variação de +74% em relação a duas semanas atrás.