COMPARTILHAR

O Hospital Estadual de Formosa (HEF), unidade do Governo de Goiás, realizou nesta terça-feira, 8, sua primeira captação de órgãos de 2025. Foram doados fígado, córneas e rins, após a confirmação de morte encefálica de uma paciente de 45 anos. A autorização foi concedida pela família.

A ação contou com o apoio da Central Estadual de Transplantes de Goiás (CET-GO) e do Distrito Federal (CET-DF). Os rins e as córneas foram destinados a pacientes goianos, enquanto o fígado seguiu para o DF. Com esta, o hospital soma sete captações realizadas nos últimos anos.

A diretora técnica do HEF, Séfora Almeida, destacou o papel da CIHDOTT — Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante — no processo, que envolve acolhimento à família, condução ética e equipe multidisciplinar.

“A doação de órgãos é um gesto de generosidade que salva vidas e inspira esperança. Cada captação representa um recomeço e reflete o compromisso com o cuidado humanizado”, afirmou.

Para homenagear o ato altruísta, a equipe do hospital formou um corredor de palmas, simbolizando o agradecimento e o impacto do gesto.

A doação de órgãos só ocorre com autorização familiar. Por isso, é fundamental que os cidadãos expressem seu desejo de serem doadores ainda em vida.

Leia também: Goiás avança em transplantes, mas enfrenta 68% de recusa familiar à doação de órgãos