Homens precisam lidar com estereótipos e buscar ajuda para cuidar da saúde mental

28 novembro 2022 às 20h23

COMPARTILHAR
Segundo dados do Ministério da Saúde, a taxa de mortalidade por suicídio chega a 10,7 por 100 mil no gênero masculino. Especialistas em psicologia dizem que isso acontece porque os homens além de serem criados dentro de uma lógica patriarcal onde supostamente devem corresponder a expectativas masculinas, eles são mais propensos a beber e a agir por impulsos de autodestruição.
Um caso de tentativa de tirar a própria vida mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros Militar e da Polícia Militar no último sábado, 26, no viaduto da BR-153, no Jardim Luz, em Goiânia. Desesperado, alegando ter sido deixado pela esposa, que havia levado a filha junto, um motorista de 38 anos parou o veículo na rodovia e ameaçou se jogar de uma altura de 9 metros.
Primeiro a chegar ao local, o sargento da CBM-GO, Edvaldo Ribeiro Martins conseguiu conversar e acalmar o homem, que estava sentado no parapeito. Com a chegada de outros militares, que tentaram se aproximar, o homem puxou sob a roupa uma faca, se segurou com uma das mãos e ameaçou os policiais.
Irredutível, e de acordo com a polícia, apresentando estado psicológico alterado, os PMs agiram com rapidez, conseguindo imobilizar o braço que estava segurando a faca. Puxado para a pista e resistindo a ação, ele foi algemado. Com dificuldade, foi colocado em uma ambulância dos bombeiros.
De lá, foi levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Parque Flamboyant. No veículo, a polícia encontrou lata de cerveja vazia e vestígios do que seria cocaína.
Saúde mental do homem
Levantamento do Ministério da Saúde, divulgados em 2019, mostram dados alarmantes sobre a saúde mental da população. No estudo, os homens respondem por 76% dos casos de suicídios no Brasil.
Onde buscar ajuda
Goiânia disponibiliza atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas em sofrimento psíquico por meio dos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), composta pelos seguintes locais:
12 Centros de Atenção Psicossocial, sendo:
5 Caps II (Beija-Flor, Vida, Esperança, Oeste e Liberdade), 3 Caps III (Novo Mundo, Ipê e Noroeste), 3 Caps Infanto Juvenil (Girassol, Água Viva e Cativar);
01 Pronto Socorro Psiquiátrico Wassily Chuc;
01 Ambulatório Municipal de Psiquiatria;
01 Centro de Convivência Cuca Fresca;
02 Associações de Trabalho e Produção Solidária da Saúde Mental (Gerarte);