Clientes da Unimed reclamam de demora para liberação de testes para Covid-19

28 novembro 2022 às 11h47

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Diante do rápido crescimento de casos de Covid-19 nas últimas semanas, a demora no protocolo de atendimento para pedidos de teste do vírus tem sido uma reclamação comum de quem paga o plano de saúde da Unimed em Goiânia. Pacientes da cooperativa relataram à espera de três dias para a liberação dos exames. Em meados de janeiro deste ano, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou a inclusão de teste rápido para diagnóstico da doença no rol de coberturas obrigatórias.
Um dos pacientes prejudicados pela demora conversou com o Jornal Opção. Com sintomas de Covid-19 manifestados na última quarta-feira, 23, ele procurou uma médica na sexta-feira, 25. A princípio, a médica indicou medicação para tentar amenizar as dores de garganta, pernas, cabeça e costas, mas também solicitou um teste rápido para o diagnóstico mais preciso. Apesar da formalização da solicitação pela médica, porém, o paciente ainda aguarda a liberação do teste para prosseguir o tratamento mais ostensivo.
No site “Reclame Aqui”, outra denúncia envolvendo o mesmo tema. Uma usuária, que se identificou como Lara, relatou no dia 20 de novembro que fez uma consulta dois dias antes pela Unimed e o médico solicitou um teste de Covid-19 para que fosse realizado no dia posterior. “Mas após dois dias, a Unimed ainda não liberou o exame, pois encontra-se em auditoria. Não é admissível essa demora para um exame que é urgente e possui prazo para realização”.
Na resposta à paciente no dia 21, a Unimed alegou que a guia em questão havia sido liberada ainda no dia anterior. “Agradecemos por trazer seu caso a nosso conhecimento e pedimos desculpas por todo transtorno gerado”.
Na réplica da consumidora, a cliente rebateu a Unimed ainda no mesmo dia e citou que a guia em questão se deve a um segundo pedido. “Precisei ir ao pronto socorro para que fosse gerada uma nova guia, emergencial, e cancelada a guia originada do atendimento online (40xxxx17), que não foi autorizada após dois dias de espera”, explica.
Por meio de nota, a Unimed Goiânia alega que a solicitação do beneficiário entrevistado pelo Jornal Opção foi aprovada nesta segunda-feira, 28, “dentro do prazo regular para esse processo”. Ela cita que não tem registro de atrasos na liberação de testes para covid-19 aos seus beneficiários.
“Em caso de dúvidas, a Cooperativa orienta que o beneficiário poderá entrar em contato pelos canais de atendimento – SAC 24 horas- pelos telefones (62) 3216-8000 e 0800 642 8008”, esclarece.
Teste rápido
A diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, no dia 19 de janeiro deste ano, a inclusão do exame teste rápido para detecção de antígeno SARS-CoV-2 (coronavírus Covid-19), no rol de coberturas obrigatórias para beneficiários de planos de saúde.
O teste será coberto para os beneficiários de planos de saúde com segmentação ambulatorial, hospitalar ou referência e será feito nos casos em que houver indicação médica, para pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), quando os sintomas estiverem na janela ótima de utilização, ou seja, entre o 1° e o 7° dia de início dos sintomas.
Importante esclarecer que o teste rápido incluído no rol de coberturas dos planos de saúde é feito em laboratórios, unidades de pronto atendimento e demais estabelecimentos de saúde, não estando cobertos os testes realizados em farmácias.
*Matéria atualizada em 28 de junho às 16h50 para acréscimo de nota da Unimed Goiânia