A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) constatou que uma mulher, de 42 anos, que morreu de malária em Anápolis pode ter sido infectada pela doença em Aparecida de Goiânia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), há dois casos confirmados na cidade. O último boletim é de terça-feira, 2.

De acordo com a pasta, a primeira notificação ocorreu em fevereiro e a segunda em abril deste ano. “Em ambos, não foi possível identificar o local de contaminação”, citou o comunicado. A SES-GO investiga se a vítima fatal tenha sido contaminada em região de chácara em Aparecida.

A pasta recorda que o último óbito por decorrência da malária ocorreu em 2015. Os dados registrados até 25 de abril mostram que há 77 notificações, 38 casos confirmados e 39 descartados. Em 2022, foram 188 notificações, 106 confirmações e 82 casos foram descartados.

Tabela de notificações | Fonte: SES-GO
Tabela de notificações | Fonte: SES-GO

Nota da SES-GO na íntegra

A Secretaria esclarece que tem feito a Vigilância de qualquer caso suspeito no município. As ações de prevenção ao mosquito transmissor foram reforçadas, bem como de orientação aos moradores.

A Secretaria de Estado da Saúde confirma o óbito por malária de paciente de 42 anos, sexo feminino, natural de Anápolis (GO).

O caso segue em investigação epidemiológica e entomológica com dois locais prováveis de infecção (LPI), sendo a residência em Anápolis e região de chácara em Aparecida de Goiânia.

A paciente deu entrada na Santa Casa de Misericórdia de Anápolis no dia 04/04/2023 e teve óbito confirmado no dia 24/04/2023.

O último óbito por Malária registrado no Estado de Goiás ocorreu no ano de 2015 (01 caso).