COMPARTILHAR

O Canal Saúde, apresentado pelo governador, Ronaldo Caiado (UB), na manhã desta quinta-feira, 10, integra um novo sistema de acesso à informação dos serviços de saúde do Estado para a população. A ferramenta integra o Projeto Canal Saúde e contempla disparo de mensagens através de SMS, WhatsApp, ligação e um canal exclusivo via o aplicativo da Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).

Pelo sistema, o usuário pode encontrar informações sobre os serviços oferecidos pela SES-GO, com informações de campanhas de vacinação, consultas dos requerimentos de medicamentos de alto custo e a posição na fila de espera de exames, cirurgias e internação. O sistema está disponível para a população desde o final de junho e contabiliza mais de 258.957 SMSs enviados, 53.548 ligações feitas e 104.035 mensagens de WhatsApp enviadas.

De acordo com o governador, o programa foi criado a partir das visitas diplomáticas em outros países que adotam o mesmo sistema de integração nos serviços digitais, como a Índia e a Estônia. Por outro lado, fala que a ferramenta visa valorizar a informação enviada à população através de um disparo automático de mensagens “diretas e objetivas”. “Não queremos que o cidadão pare de acreditar na informação que enviamos para ele”, explica. 

Além disso, afirma que a ferramenta é o início de um programa que visa a ampliação do projeto para todas as áreas do governo. Junto com isso, especula a integração de novas tecnologias da informação com as Inteligências Artificiais (IAs), que avança no Estado por iniciativa privada com parcerias do governo estadual. “A nossa meta é avançar o sistema com as nossas tecnologias o máximo possível.”

Sistema integrado

Para o titular da SES-GO, Rasível dos Santos, a idealização do programa em Goiás veio a partir da necessidade de aumento na cobertura vacinal com a alta das ocupações dos leitos hospitalares. De acordo com a pasta, já foram registrados 7.108 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) em 2025, sendo 1.242 do vírus Influenza, além de 439 óbitos provocados pela Srag. “Temos uma lista de espera e não podemos transformá-la em desperdício do nosso sistema de saúde.”

O sistema teve início com os disparos de usuários que não se vacinaram e foi ampliado desde então para oferecer serviços da saúde estadual. Os envios são feitos a partir do banco de dados do Sistema Único de Saúde (SUS) que contém o número do celular dos usuários, contudo, o secretário afirma que o cidadão pode se antecipar no envio da mensagem para o bot através dos número: 62 3413-2700; 62 3201-3797 e 62 3201-3768. 

A conversa ocorre por um número oficial da pasta em que pode ser devidamente verificado pelo usuário por conter o sinal de verificação, os logos oficiais e o número correspondente com o divulgado pela SES-GO. 

De acordo com Rasível, o sistema é integrado com o serviço do SUS e dispõe das agendas de consultas, exames médicos e vagas para internação. Ainda de acordo com o secretário, a pessoa que perder a agenda terá o espaço na fila movido para outro indivíduo, o que, segundo o titular, pode prometer uma otimização na fila de espera.

Para o vice-governador, Daniel Vilela (MDB), o governo planeja o lançamento de mais funções com serviços de outras pastas, como da Secretaria Estadual da Educação (Seduc) e da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). “Hoje estamos lançando o Canal Saúde, mas agora é transferir ele para dentro do WhatsApp e através disponibilizar a conversa por áudio. No futuro vamos ter ações proativas a população mas os cidadãos vão ter o número oficial do Governo e vão poder falar com todas as áreas do Estado.”

Leia também:

‘Golpe do falso advogado’: cibercriminosos miram PMs com processos em curso em Goiás

Caiado sugere criar comissão de parlamentares para contornar guerra tarifária com os EUA