A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) registrou nesta sexta-feira, 24, a Nano Pump, considerada a menor bomba de insulina do mundo com sistema automatizado de infusão. Desenvolvida pela Medtrum e representada no Brasil pela Alliance Pharma, a tecnologia será lançada oficialmente durante o XXV Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), entre 29 e 31 de outubro, no Rio de Janeiro.

O dispositivo adesivo, sem cateter, realiza a infusão contínua de insulina de forma automatizada e discreta. Integrado ao sensor de glicose contínuo NANO CGM, ele utiliza um algoritmo que ajusta a liberação de insulina conforme a variação da glicose, simulando parcialmente a função do pâncreas. O sistema inclui ainda um recurso de gerenciamento automático de refeições, reduzindo a necessidade de contagem precisa de carboidratos.

De acordo com a Alliance Pharma, o objetivo é facilitar o controle do diabetes e ampliar o acesso a tecnologias de ponta já disponíveis em outros países. A Nano Pump estará disponível em versões de 200UI e 300UI, é à prova d’água e poderá ser utilizada por crianças a partir de 2 anos no modo manual e de 6 anos no modo automático.

O dispositivo deve chegar ao mercado brasileiro em novembro, mês em que se celebra o Dia Mundial do Diabetes. Para o CEO da Alliance Pharma, Moisés de Oliveira, a chegada da tecnologia representa um avanço significativo no cuidado e acompanhamento de pessoas com diabetes.

Leia também:

No front do diabetes: conheça a batalha diária do centro especializado em Goiânia, da atenção primária à complexidade