O município de Anápolis, na Região Central do Estado, concentra a maioria das mortes confirmadas por Covid-19 no ano de 2025, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES) e da Secretaria Municipal de Saúde de Anápolis (SMS), obtidos pela equipe de redação. 

Ao todo, foram 9 óbitos confirmados pelo vírus somente em 2025, enquanto isso, em 2024, foram 18 mortes pela doença em Anápolis. Da mesma forma, a cidade registrou uma diminuição no número de casos na ordem de quase 70% em um ano, sendo 2.454 casos em 2024 e 793 registros até o momento. O mesmo cenário de diminuição dos casos se repete regionalmente, com o registro de 76.603 casos em 2024 e 18.654 casos até setembro de 2025.

Para Daniel Soares, diretor de Vigilância em Saúde de Anápolis, este aumento representa uma variação esperada devido à transmissão do vírus da influenza e da dengue. Contudo, relata que este aumento também ocorre pela baixa procura na vacina da Covid-19, com uma procura abaixo da média para garantir a imunização da sociedade. 

Segundo dados do Ministério da Saúde, o município possui uma cobertura vacinal das quatro vacinas de apenas 14%, distante da meta de 90% almejada pela pasta. Regionalmente, o cenário não é diferente com um alcance somente de 16% das pessoas imunizadas com as quatro doses.

O especialista conta que este cenário também se repete nacionalmente, ao passo que a pasta executa campanhas de conscientização a favor da segurança do imunizante. “Nós divulgamos a disponibilidade das vacinas da Covid-19 em todos os postos de saúde, mas as pessoas não procuram a vacina.”

Para o diretor, isso se deve as campanhas de desinformação propagadas durante a pandemia de Covid-19 que levantavam duvidas acerca do imunizante e dos efeitos colaterais. Sobre isso, Soares reafirma que a vacina é segura e possui atualmente possui mais informações acerca dos possíveis efeitos colaterais. “A própria Pfizer aumentou a bula da vacina. No início [da pandemia], ela era uma quantidade menor de informação, agora tem uma quantidade maior de informação, mas basicamente são as mesmas, sendo: a eficácia, o grupo prioritário, o grupo destinado.”

Leia também:

Hemocentro realiza transfusão inédita de sangue; veja qual

Pressão de 12 por 8 é reclassificada como pré-hipertensão; entenda como isso afeta o estilo de vida dos pacientes