COMPARTILHAR

Em quatro anos e oito meses, a atual gestão municipal mudou, radicalmente e para melhor, o quadro de uma das áreas mais delicadas de atuação do poder público

Prefeito Jânio Darrot e equipe de saúde: orgulho por poder prestar o melhor atendimento aos pacientes de Trindade

Fábio PH
Especial para o Jornal Opção

Um prefeito, para ser chamado de o melhor do Brasil – caso comum nos bastidores, há tempos, vivido pelo gestor de Trindade, Jânio Darrot (PSDB) – tem de no mínimo exceder as expectativas em praticamente todas as áreas.

E, justiça seja feita, a era Darrot vai bem em todas as esferas. Mas em saúde, o trabalho desenvolvido pelo gestor peessedebista é altamente elogiável, fincado aos melhores detalhes, especialmente com a eficiência demonstrada pela secretária municipal Branca Ferreira. Isso tudo faz da atual administração trindadense, realmente, uma referência nacional.

E tudo aconteceu em apenas quatro anos e oito meses de atuação. Em janeiro de 2013, Jânio assumiu uma herança totalmente oposta ao quadro atual. Um hospital, falido, enferrujado, fechado, invadido. Hoje, o maravilhoso Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin) ganhou a confiança do governo estadual, que o banca, e tem média alta de aceitação popular.

Lembrando ainda mais sobre 56 meses atrás, os médicos eram poucos, mal distribuídos, desanimados, com salários atrasados e equipes desmotivadas. Postos de saúde iam de mal a pior, com equipamentos e móveis que tiveram de ser “jogados fora”, nas palavras do próprio prefeito. “Não deu para aproveitar nada e não tinha nada. Nem mesmo uma geladeira para manter viva uma vacina”.

Medicamentos, insumos? Tudo desabastecido. Para ter uma ideia, chegaram a usar papel higiênico por falta de gaze. Exames, procedimentos, pedidos, tudo isso estava bagunçado ou engavetado. Segundo Branca, até colocar a casa em ordem se conseguia atender cerca de mil solicitações por mês.

Hoje, os procedimentos autorizados, liberados, saltaram para 27 mil em 20 dias úteis. Na quinta-feira, 15, Jânio, Branca e autoridades da área estiveram reunidos, prestando contas destes números a populares. Trindade está na fase 2 de reformas, modernizações e ampliações das unidades de saúde. Abastecidas por uma enorme e informatizada central de medicamentos, várias foram inauguradas.

Trindade ganhou o apelidado hospital da Região Leste. No Setor Soares, foi construída a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Dilson Alberto de Sousa, grande, monitorada, abastecida e equipada. Mais um local de fartos elogios públicos, neste extenso noticiário de boas novas.

Perto dessa UPA está plenamente em uso um centro de especialidades médicas, também atuando a contento, cumprindo as expectativas do povo, ali assistido. E Trindade, ao longo de vários anos teve o famoso “Postão”, batizado com muita justiça de Dr. Sizenando Campos, médico de caráter humanizado, social, que muito fez pela cidade. E, na herança maldita recebida pela atual gestão, o “Postão” foi entregue com as portas lacradas, mato alto, vidros quebrados, paredes caindo, morcegos, bichos, traças tomando conta, sistema hidráulico, elétrico, tudo imprestável. Há um ano, porém, o “Postão” virou “Sizenandão”. Na semana passada, a primeira-dama Dairdes Darrot esteve por lá, prestigiando a turma de Branca, que fez até bolo de aniversário para comemorar a data.
O local transformou-se no Centro de Saúde Dr. Sizenando Silva Campos, por onde passam muitos pacientes, principalmente da melhor idade, em função dos ótimos profissionais em fisioterapia que o centro disponibiliza.

Também por lá estão o Samu, a Vigilância Sanitária, a Epidemiologia e as duas turmas do Programa Melhor em Casa, que atende a 80 acamados em suas residências. Em Trindade, o Melhor em Casa conta agora, além de médica clínica geral e auxiliares, com especialistas em fonoaudiologia e psicologia e está dando receita para o Brasil, ao colocar em funcionamento de forma inédita, no País, o primeiro tratamento odontológico de atenção domiciliar. O cirurgião dentista Renerson Gomes destaca com orgulho profissional, que é humanamente gratificante estar no comando da ação.

Com a saúde em alta no município, o “Sizenandão” recebeu em ato solene, prestigiado por Jânio Darrot, pelo vice Gleysson Cabriny (PSDB), pelo presidente da Câmara, vereador Hélio Braz (PSDB), por secretários, outros vereadores e populares, também na terça-feira, um aparelho de raios-X digital, de alta geração, e um gerador de energia. São recursos do governo federal, obtidos por emenda do deputado federal Sandes Júnior (PP).

O texto não tem caráter de soberba e nem de exaltação; serve sim, como legado de gestão por narrar a vontade de um time de colaboradores públicos, instruídos em fazer o melhor em favor da população e que, por isso e merecidamente, tem recebido elogios como um dos melhores sistemas municipais de saúde do Brasil.