Rui Costa confirma Miriam Belchior na Casa Civil após deixar ministério para disputar o Senado
29 janeiro 2026 às 12h41

COMPARTILHAR
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), confirmou nesta quinta-feira, 29, que a secretária-executiva da pasta, Miriam Belchior, será a indicada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o comando do ministério a partir de abril.
Rui Costa deixará o cargo em março para disputar uma vaga no Senado pela Bahia nas eleições deste ano. A informação foi divulgada pelo próprio ministro em entrevista a uma rádio de Jequié (BA).
Segundo Costa, a escolha já foi comunicada pelo presidente. “A prioridade é manter pessoas da equipe para evitar descontinuidade nas ações do governo. Miriam é técnica, experiente e assume no início de abril”, afirmou.
Ex-governador da Bahia, Rui Costa está à frente da Casa Civil desde o início do terceiro mandato de Lula. A pasta é um dos principais órgãos do governo federal, responsável pela articulação administrativa e pela coordenação das políticas públicas entre os ministérios, com sede no Palácio do Planalto.
Mudanças na Esplanada
Rui Costa integra a lista de cerca de 20 ministros que devem deixar seus cargos para disputar as eleições de 2026. Entre eles estão Fernando Haddad (Fazenda), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Camilo Santana (Educação).
Pela legislação eleitoral, ministros precisam se desincompatibilizar do cargo até 4 de abril, seis meses antes do pleito. Parlamentares com mandato não precisam se afastar para concorrer.
Perfil
Miriam Belchior integra o governo desde 2023 e ocupa atualmente o cargo de secretária-executiva da Casa Civil, função considerada o braço direito do ministro.
Com ampla experiência na administração pública, foi ministra do Planejamento entre 2011 e 2014 e presidente da Caixa Econômica Federal de 2015 a 2016, durante o governo Dilma Rousseff. Também atuou na Casa Civil nos primeiros mandatos de Lula, entre 2003 e 2010, onde coordenou o monitoramento de projetos estratégicos e a articulação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Miriam Belchior é mestre em Administração Pública e Governo pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

