O prefeito de Anápolis e presidente do Republicanos em Goiás, Roberto Naves, confirmou que a sigla lançará candidatura própria em Senador Canedo para a disputa da prefeitura em 2024. Ele garante que Rafael Gouveia, presidente da Agencia Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (Emater), é o nome escolhido.

Como primeiro suplente de deputado federal pelo Republicanos, Rafael Gouveia recentemente renunciou a uma cadeira na Câmara Federal por ocasião da vaga deixada pelo deputado federal Jeferson Rodrigues, após movimentação do partido. Na oportunidade, Rafael assegurou que abriria mão da posição por estar focado na missão dada pelo governador Ronaldo Caiado, que o colocou à frente da Emater.

A pré-candidatura de Rafael, todavia, já havia sido indicada em junho pela executiva do partido. Naves ressalta que dará toda a sustentação necessária para que o projeto se concretize, inclusive, auxiliando na elaboração de um moderno plano de governo, partindo da sua experiência pessoal à frente da Prefeitura de Anápolis.

“Temos convicção que o Rafael Gouveia, chegando à Prefeitura do Canedo, fará uma das melhores administrações da cidade. Mesmo sendo jovem, ele tem demonstrado sua capacidade de articulação política e, agora, administrativa estando à frente de uma importante instituição do Estado, que é a Emater, onde vem realizando um excelente trabalho”, disse Roberto Naves.

O prefeito anapolino reiterou que o nome de Rafael é visto com bons olhos por Ronaldo Caiado, tendo o aval do governador. “Gouveia faz parte do primeiro escalão do governo, isso demonstra a confiança que Ronaldo Caiado deposita no Rafael e comprova sua capacidade e seriedade”, pontua.

Rafael Gouveia relata que essa é um discussão que o partido já tinha há algum tempo. E que nessa semana, em uma reunião partidária, a sigla definiu que trabalhará com a intenção de ter candidaturas próprias nas principais cidades do Estado e, mais uma vez, colocou o seu nome à disposição do Republicanos.

“Nesse primeiro momento meu nome está mesmo à disposição até para a gente sentir como será a repercussão na cidade, e daqui para frente, através de pesquisas, vamos monitorando o desenrolar da nossa pré-candidatura em Senador Canedo”, disse.

Gouveia argumenta que tem conversado com os demais pré-candidatos, como o atual prefeito Fernando Pellozo (PSD), Carpegiane (União Brasil) e Divino Lemes (PDT) para tomar “a melhor decisão para o município”. Ele garante que a recusa pela vaga na Câmara Federal não está relacionada com pré-candidatura, mas que foi uma decisão pessoa “tendo em vista que teria que deixar a presidência da Emater”.

“Como a ausência do deputado Jeferson será momentânea, eu não vi nenhum motivo para aceitar nesse momento e, de comum acordo, passei a vez para o Hildo do Candango”.

Rafael, porém, assegura que sem o apoio do governador Ronaldo Caiado, não arriscará uma candidatura.

“Ronaldo Caiado tem deixado bem claro que só discutirá essas questões a partir do ano que vem. Entendo que por fazer parte da base governista, estarei pronto a atender o que for decidido por ele. Mas como ele tem deixado todo mundo à vontade, nós temos feito um bom trabalho para a viabilização de nossa candidatura. Tenho certeza que se o meu nome despontar bem nas pesquisas, o governador também irá nos ouvir antes de tomar qualquer decisão. De forma que, sem o apoio do governador, eu jamais me candidatarei”, conclui.

Leia também:

Pesquisadores da Emater Goiás e Embrapa Cerrados produzem pequi sem espinho

Pequi sem espinhos é destaque de festival gastronômico em Goiânia