Os filiados do Partido da Social Democracia (PSDB) irão decidir nesta próxima quinta-feira, 5, se a legenda irá se unir com o Podemos para formar uma nova sigla em 2025. A decisão deve acontecer durante a 17ª Convenção Nacional na sede da legenda, em Brasília. 

As siglas haviam anunciado o interesse para a união ainda no início de 2025. O partido havia inicialmente procurado a união com o Partido Social Democrata (PSD) e o Movimento Democrata Brasileiro (MDB), contudo, foi rejeitado pelas siglas. 

O consenso é que a nova legenda deve tirar a sigla da Cláusula de Barreira, que pode impedir o partido de receber fundos eleitorais e até impedir a atuação dos parlamentares. Outros 10 partidos estavam no mesmo impasse sobre o mecanismo criado em 2017 pela “minirreforma eleitoral”, como o Partido Socialista Brasileiro (PSB).  

Como informado anteriormente pelo Jornal Opção, o cenário estadual da nova legenda pode ficar nebuloso visto as posições distintas quanto ao apoio do atual governador Ronaldo Caiado (UB).

Leia também:

STF retoma julgamento sobre responsabilização das big techs sobre conteúdo publicado por terceiros

Prefeitura de Goiânia lança campanha para doação de agasalho; veja os pontos de coleta

Após parecer do TCM, Valdivino irá à Alego tentar convencer deputados da prorrogação de calamidade