Presidente do União Brasil vai assumir liderança da federação com o PP
14 julho 2025 às 08h52

COMPARTILHAR
O presidente do Partido União Brasil (UB), Antonio Rueda, deve assumir em breve a liderança da federação com o Partido Progressista (PP), o União Progressista Brasileira (UPB), posição ao qual deve ficar por quatro anos. A direção da federação deve ser oficializada quando o processo for homologado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o pedido de registro for aprovado em sequência, segundo revelou o jornal Folha de São Paulo.
Enquanto isso, a vice-presidência deve ficar com o líder do PP, Ciro Nogueira, que já foi ministro da Casa Civil do governo Bolsonaro (PL). A expectativa é que ambos os políticos liderem o novo movimento para finalizar o processo da federação a tempo das eleições gerais de 2026, esperado para acontecer entre os meses de agosto e novembro. A co-liderança era algo esperado nos bastidores do Congresso e pode fortalecer o espaço das legendas diante a corrida eleitoral.
O movimento tem o apoio de grande parte das lideranças das duas siglas no Congresso, como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB-AP), que afirmou que a união representa um caminho de “pacificação e equilíbrio nacional”.
Leia também:
