Pollara pede mais investimentos no LACEN-GO; SES responde que laboratório é para vigilância

26 janeiro 2024 às 13h00

COMPARTILHAR
O secretário de Saúde de Goiânia, Wilson Pollara, pediu mais investimentos para o Laboratório Estadual de Saúde Pública (LACEN-GO). Segundo ele, seria necessário mais celeridade na análise dos testes para poder combater a dengue. O pedido foi feito durante uma reunião sobre a doença nesta sexta-feira, 26, com o governador Ronaldo Caiado (União Brasil) e o novo secretário de Saúde, Rasivel dos Reis.
“É importante para nós intensificarmos”, diz Pollara, logo após fala do prefeito Rogério Cruz (Republicanos). “Temos 844 casos suspeitos de dengue e precisamos dos resultados, então, eu queria pedir mais agilidade e investimento em diagnóstico”, finaliza. Em resposta, a Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, pontuou que o papel do LACEN-GO não seria de diagnóstico, mas sim o de vigilância.
“Primeiro ponto, os exames realizados pelo LACEN-GO não são de diagnóstico. Segundo, conforme os protocolos nacionais e até internacionais, o manejo clínico não pode ser dependente de um exame específico (…) O LACEN-GO é de vigilância e enquanto esse papel, ele sim tem dado as respostas para identificação dos sorotipos”, explica Amorim.
Contigente contra a dengue
Durante a fala na reunião, Cruz ainda anunciou que mais de 200 servidores serão mobilizados para combater a dengue em Goiânia. “Desde 2022, nós estamos atacando o problema com prioridade”, conta o prefeito.