Perfil municipalista sustenta liderança do MDB nas filiações em Goiás
22 janeiro 2026 às 09h50

COMPARTILHAR
Para o vice-governador e presidente do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) em Goiás, Daniel Vilela, o perfil municipalista explica a liderança da sigla no número de filiados no estado. Segundo ele, a construção do partido ao longo de décadas, com presença efetiva nos municípios e valorização de prefeitos e vereadores, ajuda a manter a capilaridade da legenda e a chegar em 114.922 filiados.
Com mais de 100 mil integrantes, o MDB ocupa a primeira posição no ranking estadual com folgas. Segundo Vilela, esse desempenho também está relacionado à atuação de lideranças históricas da legenda, como os ex-governadores Iris Rezende e Maguito Vilela, que tiveram papel central na consolidação do partido em Goiás.
“Nosso partido sempre foi municipalista, valorizando prefeitos e vereadores e chegamos a esse patamar graças à liderança de grandes nomes da política goiana, como Iris Rezende e meu saudoso pai, Maguito Vilela. É importante destacar também que, quando o partido está presente em governos bem avaliados, como ocorre hoje em Goiás, isso naturalmente desperta o interesse das pessoas em se filiar”, afirmou o vice-governador em entrevista exclusiva ao Jornal Opção.
Vilela acrescenta que a participação do MDB em gestões bem avaliadas contribui diretamente para a ampliação do quadro de filiados. Na avaliação dele, a boa aprovação dos governos dos quais o partido participa tende a estimular novas adesões. Sobre os próximos passos, o vice-governador afirma que a estratégia passa pelo fortalecimento das bases e pelo desempenho nas urnas neste ano.
“Estamos cada vez mais próximos dos setores produtivos, do terceiro setor, de jovens profissionais e de lideranças comunitárias, mostrando que o MDB é um partido equilibrado, que sabe governar e entregar resultados. Para as eleições, estamos focados em fortalecer candidaturas competitivas e usar esse processo eleitoral como um momento para ampliar a aproximação com os goianos”, concluiu o presidente estadual.
Na sequência do ranking aparecem o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 66.214 filiados; o União Brasil, com 54.687; e o Progressistas, que soma 52.245. O Partido dos Trabalhadores (PT) registra 47.795 filiações, seguido pelo Partido Liberal (PL), com 45.767, e pelo Partido Renovação Democrática (PRD), que reúne 45.244 filiados. Completam a lista o PDT, com 35.873 filiados, o PSB, com 26.606, e o Avante, com 20.392 integrantes.
Leia também: 13 nomes que devem formar a chapa de candidatos a deputado estadual pelo MDB

