Na XP, Caiado é aplaudido ao dizer qual será sua primeira “medida simpática” se eleito presidente; vídeo

26 julho 2025 às 15h03

COMPARTILHAR
Durante sua participação na Expert XP 2025, em São Paulo, neste sábado, 26, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), foi aplaudido ao afirmar que, se for eleito presidente, sua primeira medida, considerada por ele “simpática”, seria derrotar o ex-presidente Lula.
Caiado adotou um tom eleitoral ao lado de outros governadores cotados para disputar a Presidência da República em 2026, como Ratinho Junior (PSD-PR) e Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP).
Ao ser questionado pelo mediador Rafael Furlanetti sobre a necessidade de medidas impopulares para ajustar as contas públicas do país, Caiado rebateu de forma enfática.
“Eu quero dizer a vocês que eu não concordo bem com isso. A primeira medida que eu vou tomar, e acho que ela é extremamente simpática, vai ser derrotar o Lula. Essa é a primeira, certo? Derrotar o Lula”, afirmou, sendo aplaudido pela plateia.
Em seguida, o governador disse que as demais medidas seriam naturais para quem tem preparo e coragem. “A segunda medida, lógico, são as ações que nós temos que fazer e que todos nós sabemos fazer. As pessoas que têm política, que têm independência moral e coragem para fazer as mudanças. É isso aí”, declarou.
Caiado também destacou Goiás como exemplo de responsabilidade fiscal e gestão pública. “O meu estado hoje é um estado com liquidez, é referência em segurança pública, em primeiro lugar. E, para os professores terem uma ideia, gente, as coisas vão andando, vão se consertando”, disse.
O governador ainda criticou o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a quem classificou como “do baixo clero”, insinuando falta de autonomia da equipe econômica nas decisões do governo federal.
“Eu nunca vi na vida um governo em que o ministro da Fazenda é do baixo clero. É a primeira vez que assisto o ministro da Fazenda não ser consultado”, ironizou. Segundo ele, o presidente Lula continua agindo como candidato. “Até porque ele quer tirar muito mais benefícios do ponto de vista pessoal ao fazer uma campanha eleitoral do que realmente assumir a responsabilidade como governante”, disparou.
Veja vídeo:
Leia também:
Caiado diz que vai até o fim com candidatura para “levar o nome de Goiás ao país”
Ala do bolsonarismo quer Eduardo Bolsonaro como vice de Caiado