Lula discursa contra desmonte do Estado

01 janeiro 2023 às 16h24

COMPARTILHAR
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desfilou em carro aberto durante sua posse presidencial com a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, o vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa, Lu Alckmin. A decisão foi uma quebra de protocolo, já que os vice-presidentes eleitos nunca haviam acompanhado o mandatário no Rolls-Royce presidencial anteriormente.
Os quatro foram recebidos pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para as solenidades formais. Em seu discurso, Lula recriminou desmontes de estruturas de Estado que, segundo ele, foram promovidas pelo governo anterior. O petista discursou:
“O diagnóstico que recebemos do Gabinete de Transição de Governo é estarrecedor. Esvaziaram os recursos da Saúde.
“Desmontaram a Educação, a Cultura, a Ciência e Tecnologia. Destruíram a proteção ao Meio Ambiente. Não deixaram recursos para a merenda escolar, a vacinação, a segurança pública, a proteção às florestas, a assistência social.
“Desorganizaram a governança da economia, dos financiamentos públicos, do apoio às empresas, aos empreendedores e ao comércio externo. Dilapidaram as estatais e os bancos públicos; entregaram o patrimônio nacional. Os recursos do país foram rapinados para saciar a estupidez dos rentistas e de acionistas privados das empresas públicas.
“É sobre estas terríveis ruínas que assumo o compromisso de, junto com o povo brasileiro, reconstruir o país e fazer novamente um Brasil de todos e para todos.”
Lula ainda reforçou as metas anunciadas na última Conferência do Clima das Nações Unidas (Cop27): alcançar desmatamento zero na Amazônia, emissão zero de gases do efeito estufa e estimular o reaproveitamento de pastagens degradadas. “Nenhum outro país tem as condições do Brasil para se tornar uma grande potência ambiental, a partir da criatividade da bioeconomia e dos empreendimentos da socio-biodiversidade. Vamos iniciar a transição energética e ecológica para uma agropecuária e uma mineração sustentáveis, uma agricultura familiar mais forte, uma indústria mais verde”, afirmou.