COMPARTILHAR

A manhã desta terça-feira, 29, foi movimentada para o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele reservou o período para se reunir com economistas que integram a equipe de transição do novo governo, além de receber lideranças de partidos de centro.

Entre os nomes que se encontraram com o petista no hotel onde ele está hospedado, no centro de Brasília, estão: Gabriel Galípolo, Nelson Barbosa, Pérsio Arida, Guilherme Mello e Fernando Haddad.

Entre os assuntos discutidos, o principal foi a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Transição. Protocolada nesta segunda-feira, 28, no Senado, a proposta tira o Bolsa Família da regra do teto de gastos.

Líderes 

Antes de encontrar os economistas, Lula recebeu os líderes do União Brasil (UB) na Câmara, deputado Elmar Nascimento (BA), e no Senado, Davi Alcolumbre (AP).

Além de líder do partido no Senado, Alcolumbre é presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, primeira etapa da tramitação da PEC da Transição no Congresso.

Outros compromissos 

Lula deve receber ainda lideranças do Partido Social Democrático (PSD), partido comandado por Gilberto Kassab. O próprio dirigente, no entanto, optou por não comparecer ao encontro.

O PT reivindica dois ministérios no governo Lula, sendo um para a bancada da legenda na Câmara e outro para a bancada no Senado. Os encontros com os partidos fazem parte da ofensiva de Lula para atrair as legendas para sua base no Congresso. Nesta segunda-feira, 28, o petista já havia recebido líderes do Movimento Democrático Brasileiro (MDB).