COMPARTILHAR

O presidente Lula marcou para esta segunda-feira, 20, uma reunião com o atual secretário-geral da Presidência, Márcio Macêdo, encontro que deve selar a sua saída do cargo. A expectativa é que o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) seja anunciado como substituto.

A substituição vinha sendo especulada há meses, mas ainda não havia sido concretizada. Segundo interlocutores, Lula já decidiu a troca, que pode ser anunciada nas próximas horas, antes da viagem do presidente à Indonésia e à Malásia.

Mais cedo, Boulos participou de evento em que Lula anunciou a liberação de R$ 40 bilhões para o programa Reforma Casa Brasil, destinado à reforma de casas populares e residências de famílias de classe média, com renda de até R$ 9.600. O deputado ajudou na formatação do projeto, inspirado em compromissos de sua campanha à Prefeitura de São Paulo em 2024.

Macêdo, que deve concorrer a deputado federal por Sergipe em 2026, deve receber outro cargo no governo. Em abril, o ministro afirmou que os rumores sobre sua saída configuravam um “cerco político”, mas reconheceu que a decisão final cabe ao presidente: “O cargo é do presidente, que pode tirar e fazer mudança a hora que ele quiser.”