Jovair Arantes nomeia substituto para o próprio cargo na Prefeitura de Goiânia

19 maio 2023 às 18h48

COMPARTILHAR
O secretário de Governo da Prefeitura de Goiânia Jovair Arantes nomeou para o próprio cargo o diretor administrativo, Antônio Christino Malta Jr. A decisão chama atenção porque ele havia negado por duas vezes ao Jornal Opção nas últimas semanas que deixaria o cargo. A publicação do ato foi feita no Diário Oficial do Município (DOM) desta sexta-feira, 19.
Político experiente, ele foi convidado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos) para mediar a relação do Paço com a Câmara Municipal. A missão seria apaziguar os ânimos dos vereadores, no entanto, durante os três meses, Arantes avançou pouco neste sentido.
Para pressionar mais o Paço, os vereadores instituíram a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para investigar supostas irregularidades na Companhia de Urbanização de Goiás (Comurg). Durante o processo, dois pedidos de impeachment foram entregues na Casa contra Cruz.
A atuação dos parlamentares na CEI foi criticada por Jovair, que após polêmica, recuou. Em relação à reforma administrativa, segundo o secretário, isso iria ocorrer apenas após a conclusão da CEI pela Câmara. Mas nesta semana não foi o que ocorreu. Cruz nomeou nomes de indicados de membros do colegiado. Isso demonstrou falta de sintonia entre o articulador e o prefeito, que retornou a aproximação com o presidente da Câmara, Romário Policarpo (Patriota).
A sinalização da saída de Arantes vem no contexto de insatisfação com a concentração de poderes de outros personagens no Paço. Um deles é o chefe de gabinete José Firmino, que ordena quase tudo no executivo. Ele esteve ao lado do presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente, Luan Alves, na quinta-feira, 18, durante operação contra som alto. Firmino reclamou e disse que barulho o incomoda “demais”.