José Eliton no PSB? Ex-governador de Goiás recebe convite do partido
08 janeiro 2026 às 17h49

COMPARTILHAR
O advogado e ex-governador de Goiás, José Eliton, negou que uma recente visita recebida em sua residência represente qualquer movimentação concreta para um retorno à política. Segundo ele, o encontro teve caráter pessoal e não configurou reunião política ou articulação eleitoral. A presidente do PSB em Goiás, Aava Santiago, se reuniu com Eliton nesta quinta-feira, 8, o que levantou especulações sobre o possível retorno do ex-governador à política.
“Não houve reunião, não. Ela fez uma visita a um amigo de longa data”, afirmou ao Jornal Opção. José Eliton explicou que costuma receber amigos em casa e que o episódio não deve ser interpretado como sinal de mudança de posição política. “Eu recebo amigos aqui, como recebi outras pessoas. Essas questões não têm nada a ver com reunião ou com política”, reforçou.
“Nem todo mundo sabe, mas no contexto de profunda polarização e risco para democracia das eleições de 2022, o dr José Eliton foi quem me encorajou a enfrentar o reacionarismo e me posicionar desde o e primeiro turno em favor do presidente Lula”, afirmou Aava Santiago. Segundo ela, ele foi convidado para ser um dos articuladores do partido em Goiás.
Recordamos dos desafios de quando tomamos a decisão de apoiar o presidente Lula em 2022 e de tantos outros episódios anteriores que marcaram nossa trajetória política. Falamos sobre o cenário nacional, sobre a importância da construção de uma frente progressista em Goiás como parte da consolidação de políticas públicas que impliquem em justiça tributária, desenvolvimento econômico por meio de incentivo ao empreendedorismo, de fortalecimento de conquistas sociais e direitos dos trabalhadores, de universalização de acesso ao transporte público, enfim, de uma agenda que vise abrir as portas para um futuro cada vez mais justo, democrático e soberano para o país.
Retorno à política?
Questionado sobre especulações envolvendo um possível retorno à vida pública e até mesmo convites partidários, José Eliton confirmou que houve um convite, mas destacou que não tomou qualquer decisão. “O convite não foi aceito porque eu não decidi. Foi um pedido de cortesia, simples assim”, disse.
Ele reconheceu que a imprensa cumpre seu papel ao levantar hipóteses, mas ressaltou que tem evitado se posicionar publicamente sobre política. “Eu tenho me resguardado muito, evitado falar. Se tiver alguma coisa relevante, no momento adequado, eu me pronuncio”, afirmou.
Com trajetória ligada a diferentes legendas ao longo dos anos, Eliton destacou que, atualmente, está focado em suas atividades profissionais e empresariais. “Eu nunca falei que sou candidato, nunca me coloquei como candidato. Se fosse o caso, eu estaria em campanha, mas não é isso que está acontecendo”, concluiu.
Por ora, segundo ele, qualquer especulação sobre retorno político permanece apenas no campo das hipóteses. “Estou absolutamente tranquilo com relação a essas questões”, finalizou.
Leia também: José Eliton deve ser o candidato bancado pelo PT. Só falta definir o partido

