Hugo Motta encaminha pedido de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro para Conselho de Ética

15 agosto 2025 às 15h02

COMPARTILHAR
O presidente da Câmara do Deputados, Hugo Motta (Republicanos) encaminhou ao Conselho de ética da Casa o pedido de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). O documento estava parado na Mesa Diretora desde que foram protocolados. O envio do pedido acontece após o PT e o PSol apresentarem recursos contra o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro que está nos Estados Unidos desde março.
Nas alegações da representação encaminhada ao Conselho de Ética, os partidos relatam condutas consideradas incompatíveis com o decoro parlamentar. Segundo um dos requerimento, Eduardo Bolsonaro assumiu publicamente que tenta articular sanções contra autoridades brasileira. Os recursos ainda afirmam que o parlamentar teria atuado de forma contrária aos interesses nacionais.
O líder do PT na Câmara, deputado Lindbergh Farias (PT-RJ)comentou que não é possível tolerar a continuidade de condutas que atentam contra a soberania nacional. “É dever do Parlamento impedir que um deputado utilize transforme prerrogativas em privilégios para representar interesses contrários ao Brasil, sem sequer comparecer presencialmente à Casa, em afronta ao artigo 228 do Regimento Interno”, afirmou.
Leia também: