Goiás é um dos 7 Estados que nunca tiveram governadora ou prefeita de capital

08 março 2023 às 13h03

COMPARTILHAR
Certamente, um dos ambientes mais hegemonicamente masculinos da sociedade é a política. Basta ver a proporção entre homens e mulheres em qualquer casa legislativa, do menos populoso dos municípios ao Congresso Nacional.
No Dia Internacional da Mulher, mais uma vez é preciso ressaltar como o machismo ainda impera para ver o longo caminho que há a ser trilhado para que o Brasil se torne de fato uma Nação igualitária em direito entre os gêneros.
Nesse ponto, Goiás está numa lista incômoda: é um dos sete Estados que nunca tiveram nem governadora nem prefeita da capital. Também estão ainda nesse patamar um tanto constrangedor Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso, Paraíba, Rondônia e Sergipe.
Mas há ainda outro pormenor: boa parte das eleitas assumiram o cargo porque eram vice de um homem eleito que se licenciou, foi cassado ou renunciou por diversos motivos. Apenas sete Estados tiveram mulheres eleitas pelo voto para seu cargo máximo: Maranhão (Roseana Sarney foi a primeira governador mulher eleita, em 1994), Pará, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima.