COMPARTILHAR

Os Estados Unidos mandaram generais ao Brasil para conversar com o governo Lula e tentar diminuir a aproximação da gestão petista com a China. O governo americano enviou Laura Richardson e William L. Thigpen para conversar com os comandantes das Forças Armadas e com o ministro da Defesa na última semana.

De acordo com o Estadão, Itamaraty e parlamentares petistas enxergam nessas visitas a possibilidade de conflito com a parceria estratégia com Pequim. Tanto visita de Laura quanto no seminário sobre doutrina militar no Comando de Operações Terrestres (Coter) ocorreram na última semana. Representantes de 34 países foram convidados para o Coter.

Em sua visita ao Brasil, Richardson se encontrou com os comandantes da Marinha, almirante Marcos Olsen; do Exército, general Tomás Paiva; e da Aeronáutica, brigadeiro Marcelo Damasceno; e com o chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, almirante Renato Rodrigues de Aguiar Freire. Ela ainda visitou o Comando de Defesa Cibernética e acompanhou a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley em encontro com José Múcio, ministro da Defesa.