Quaest: 55% não querem novo mandato para Lula. Outros 42% defendem mais um mandato

13 maio 2024 às 11h54

COMPARTILHAR
Cerca de 55% dos entrevistados indicaram que o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, não deveria ter a oportunidade de assumir um novo mandato na próxima eleição, enquanto aproximadamente 42% afirmaram que Lula ‘merece’ ser reconduzido ao cargo no próximo pleito. Outros 3% optaram por não responder. Os dados são da pesquisa da consultoria Quaest, divulgada nesta segunda-feira, 13, com 2.045 entrevistas realizadas.
Além de Lula, foram monitorados oito nomes: Jair Bolsonaro (PL), Ronaldo Caiado (União Brasil), Fernando Haddad (PT), Michelle Bolsonaro (PL), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Ratinho Jr. (PSD), Romeu Zema (Novo) e Gleisi Hoffmann (PT). Dos entrevistados, 12% disse que votaria no governador de Goiás, Ronaldo Caiado, 24% não votaria e 60% não sabe quem ele é.
Inelegível
Na pesquisa, Jair Bolsonaro (PL) ocupa o segundo lugar, com um potencial de votos que alcança 39%, mas enfrenta a maior rejeição entre todos os candidatos monitorados, atingindo 54%. Em junho do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral condenou Bolsonaro por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. O ex-presidente utilizou a estrutura física do Palácio da Alvorada para realizar uma reunião com embaixadores, em julho de 2022, e atacar o sistema eletrônico de votação, além de articular um golpe ao Estado Democrático de Direito.
No mês passado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu uma posição contrária ao pedido de Bolsonaro para reverter sua inelegibilidade. De acordo com a PGR, não é competência do Supremo Tribunal Federal (STF) reavaliar as provas do processo, buscando uma possível mudança no desfecho decidido pelo TSE. O ministro Luiz Fux, STF, foi sorteado como novo relator do recurso do investigado.
O levantamento da Quaest é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial. A margem de erro da pesquisa é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiabilidade é de 95%.
Desempenho dos candidatos
Jair Bolsonaro (PL):
Potencial de votos: 39%
Rejeição: 54%
Fernando Haddad (PT):
Potencial de votos: 32%
Rejeição: 50%
Michelle Bolsonaro (PL):
Aceitação: 33%
Reprovação: 50%
Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP):
“Votaria”: 28%
“Não votaria”: 30%
“Não conheço”: 39%
Ratinho Jr. (PSD-PR):
“Votaria”: 21%
“Não votaria”: 27%
“Não conheço”: 50%
Romeu Zema (Novo-MG):
“Votaria”: 16%
“Não votaria”: 25%
“Não conheço”: 57%
Ronaldo Caiado (União-GO):
“Votaria”: 12%
“Não votaria”: 24%
“Não conheço”: 60%
Gleisi Hoffmann (PT-PR):
“Votaria”: 10%
“Não votaria”: 30%
“Não conheço”: 53%