Deputado quer que verba do ‘Para ter onde Morar’ seja também para pagar prestação da casa própria

19 outubro 2023 às 07h05

COMPARTILHAR
O deputado estadual Antônio Gomide (PT) apresentou uma emenda ao projeto de lei ordinário do governo estadual que busca ampliar os benefícios do programa ‘Para ter onde Morar’. De acordo com o texto do deputado, o primeiro artigo do projeto incluirá a permissão para que o benefício possa ser utilizado para pagar prestação da casa própria por família em situação de vulnerabilidade. A proposta, que chegou a ser aprovada na Comissão Mista da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), ainda não foi apresentada formalmente.
No formato atual, o programa permite que o recurso seja utilizado apenas para o pagamento de aluguel. A família beneficiária recebe os recursos por até 18 meses através do aplicativo ‘Para ter onde morar’. O dinheiro, no entanto, só é autorizado para a conta do proprietário do imóvel (locador). Gomide diz que a emenda tem o “intuito de manter a possibilidade de pagamento da prestação da casa própria às pessoas que mais precisam desses recursos financeiros, logo, visando assegurar o direito social à moradia digna”.
A proposta original pede a abertura de crédito especial para que o benefício atenda mais famílias. A proposta chegou na Casa na segunda-feira, 9, passou por relatoria do deputado estadual Amilton Filho (MDB) e foi aprovada pela Comissão Mista.
Leia também:
Comissão da Alego aprova abertura de mais crédito para o aluguel social