Daniela Carneiro sai do Ministério do Turismo para dar espaço ao União Brasil

07 julho 2023 às 08h01

COMPARTILHAR
O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e ele próprio irão se reunir com representantes do partido União Brasil para discutir a indicação do deputado Celso Sabino (PA) como novo ministro do Turismo. Sabino assumirá o cargo no lugar de Daniela Carneiro, atualmente responsável pela pasta. Durante a reunião com Lula nesta quinta-feira, 6, a ministra colocou seu cargo à disposição e foi informada de que não faria mais parte do primeiro escalão do governo.
“O presidente Lula e eu nos reuniremos com o presidente e os líderes do União Brasil, em uma data a ser definida amanhã [sexta-feira], para receber a indicação do deputado Celso Sabino, que irá liderar o Ministério do Turismo, dando continuidade ao trabalho de recuperação de um setor tão importante para a geração de emprego e renda no Brasil”, declarou o ministro das Relações Institucionais.
Essa é a terceira vez em três horas que o Palácio do Planalto se pronuncia sobre a permanência de Daniela Carneiro no governo. Após o encontro com Lula, que durou pouco mais de uma hora, era esperado um anúncio sobre a demissão da ministra.
Ao final da agenda, o ministro das Comunicações, Paulo Pimenta, afirmou que Daniela continuaria no primeiro escalão pelo menos até a próxima semana. Ele condicionou o adiamento da demissão à aprovação de pautas importantes no Congresso Nacional, como o arcabouço fiscal, a reforma tributária e o projeto que estabelece regras favoráveis ao governo nos casos de empate nos julgamentos do Conselho de Administração de Recursos Fiscais (Carf).
Duas horas depois, em outra declaração, Pimenta mudou sua posição e informou que a ministra havia colocado seu cargo à disposição de Lula. Ele afirmou que o desfecho do caso poderia ocorrer após a reunião para definir a indicação de Celso Sabino para o comando do Turismo.
Pressionado pelo União Brasil
Nas últimas semanas, tem aumentado a pressão no Congresso Nacional para que Lula faça uma troca ministerial visando acomodar aliados em busca de apoio no Parlamento, com o objetivo de construir uma base sólida no Legislativo e evitar novas derrotas.
Apesar do União Brasil ocupar três ministérios na Esplanada dos Ministérios (Turismo, Comunicações e Integração Regional), o partido tem se posicionado contra o governo em votações importantes. O União argumenta que não se sente representado pelos chefes dos ministérios e tem pressionado por mudanças.
Para substituir Daniela, o partido indicou o deputado Celso Sabino (PA). Embora ainda não tenha sido confirmado como novo ministro do Turismo, o parlamentar já tem atuado informalmente na área. Ele tem se reunido com ex-ministros, coletado dados e recebido demandas do setor.
Sabino é próximo do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e está em seu segundo mandato como parlamentar. Durante a última legislatura, em algumas ocasiões, ele esteve próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e o acompanhou em viagens.