O ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, afirmou nesta quinta-feira, 14, que pretende se candidatar a deputado federal pelo Cidadania no Distrito Federal. Aos 81 anos, o ex-governador e ex-senador não pensava em voltar à política, mas mudou de ideia diante da atual conjuntura do país.

“Pensava que estava completamente fora disso. Com 81 anos, não cogitava voltar. Mas acho que, neste momento, com a situação que está aí (com o avanço da extrema direita), não tenho o direito de ficar em casa apenas escrevendo. Se eu perder, muito bem, volto a escrever. Se não, quero fazer campanha”, afirmou Buarque, em entrevista coletiva.

Paralelamente, o Cidadania trabalha para lançar chapas nos estados, federais e majoritárias. Em Goiás, por exemplo, o vereador por Anápolis João da Luz pretende disputar uma vaga de deputado federal, enquanto o presidente estadual do partido, Iure Castro, pode se candidatar ao Senado.

A sigla também não descarta possíveis alianças, incluindo uma com o atual vice-governador de Goiás, Daniel Vilela (MDB), visando as eleições de 2026. Segundo a cúpula do partido, nenhuma composição com candidatos que se identifiquem como democratas será descartada, mas o objetivo é se afastar de nomes mais alinhados à direita.

Leia também:

Cidadania promove congresso em Goiânia com presença de ex-ministro Cristovam Buarque