Com promessa de “quatro anos em três”, Mabel troca comando de Secretaria
12 janeiro 2026 às 12h41

COMPARTILHAR
O prefeito Sandro Mabel (UB) anunciou, nesta segunda-feira, 12, o novo secretário de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas). O escolhido é Adonídio Neto, auditor fiscal indicado pelo Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE). Segundo o prefeito, a pasta passará por um “reset”, trabalhando “quatro anos em três”, com foco na industrialização e no fortalecimento do pequeno e do microcomércio.
A proposta de Mabel é recomeçar os trabalhos da secretaria, que anteriormente esteve sob o comando de Diogo Franco, irmão do vereador e ex-líder do governo Igor Franco, e, posteriormente, da servidora Bárbara Sousa, que assumiu interinamente. Sousa pediu exoneração em dezembro, conforme informou o Jornal Opção.
“Ainda há muito a ser feito porque Goiânia busca uma industrialização com mindústrias sem chaminés’. Nós temos população nos bairros que pode trabalhar nessas indústrias, então não vamos fazer um grande polo industrial, mas reforçar os polos que já existem. Esse polo precisa ser fortalecido, e vamos adotar uma série de ações para impulsionar essa indústria”, disse Mabel.
Ao mesmo tempo, o prefeito defendeu reforçar a indústria têxtil da capital e a de softwares.
Com a mudança na Sedicas, Mabel também não descartou alterações no primeiro escalão. Por exemplo, conforme antecipou o Jornal Opção, Nárcia Kelly (GoiâniaTur) deixará a pasta para concorrer nas eleições para deputado estadual. “Em alguns casos, a troca ocorre por pedido da própria pessoa. Mas, em outros, porque entendemos que é possível melhorar, como no o caso da Secretaria de Indústria e Comércio”, afirmou.
Adonídio Neto tem 46 anos e acumula experiência na administração pública. Já foi delegado regional de Fiscalização em Goiânia, superintendente executivo da Receita Estadual, subsecretário de Atração de Investimentos, subsecretário de Políticas Públicas de Obras e Saneamento e secretário da Indústria, Comércio e Serviços do Governo de Goiás.
Adonídio afirmou que a gestão de Mabel vai apostar na descentralização industrial e na ampliação do acesso ao crédito como eixos centrais para impulsionar a geração de emprego e renda em Goiânia. A proposta prevê a atração de indústrias não poluentes para diferentes regiões da capital, além do fortalecimento de setores como tecnologia, serviços e pequenos negócios.
Segundo o secretário, há estudo de um parceria com a Goiás Fomento para a criação de linhas específicas de microcrédito voltadas a micro e pequenos empresários da capital, com juros subsidiados. A ideia é aproveitar a estrutura já existente da instituição estadual, que possui expertise em análise de crédito e cobrança, para ampliar o acesso ao financiamento e estimular a formalização e modernização de negócios.
Leia também: Novo titular da Sedicas promete foco em polos industriais e ambiente de negócios em Goiânia

