Câmara dos Deputados aprova moções em homenagem a Charlie Kirk

24 setembro 2025 às 19h08

COMPARTILHAR
A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (Creden) da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira, 24, três iniciativas em resposta ao assassinato do influenciador conservador norte-americano Charlie Kirk.
Entre as medidas, destaca-se a moção de pesar apresentada pelo deputado Gustavo Gayer (PL), em homenagem à memória de Kirk. Em seu texto, o parlamentar ressaltou o papel do influenciador como “líder, marido, pai, cristão e conservador, que defendia o debate e a liberdade, inspirando milhões ao redor do mundo”.
O colegiado acolheu a proposta como forma de reconhecer o legado de Kirk, vítima de um crime considerado violento e motivado por ódio ideológico.
Além da iniciativa de Gayer, a Creden aprovou também uma moção de pesar e solidariedade do deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP) e uma moção de repúdio, de autoria do deputado Dr. Frederico (PRD-MG), dirigida a declarações de pessoas que teriam aplaudido ou relativizado o assassinato.
Para Gayer, as ações da comissão simbolizam não apenas a dor pela perda do influenciador, mas também a reafirmação do compromisso da representação política brasileira com a defesa da vida, da liberdade e da memória de quem combateu a tirania e a injustiça.
Leia também: