COMPARTILHAR

Vereadores aprovaram, em primeira votação, na sessão desta quinta-feira, 28, por 20 votos contra 13, o projeto que revoga a Taxa de Limpeza Pública (TLP), conhecida como “taxa do lixo”. A matéria, de autoria do vereador Lucas Vergílio (MDB), já havia sido aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na sessão de ontem.

O projeto havia sido desarquivado e retomou a pauta nesta semana. O autor apresentou um estudo de impacto financeiro que apontou ausência de renúncia de receita e superávit previsto no orçamento. O relatório de Vergílio destacou ainda que a taxa não era indispensável para o equilíbrio fiscal.

Em discurso, o vereador Cabo Senna (PRD) afirmou que votou contra a taxa do lixo. “A população nos cobra isso. A cidade está suja, nós temos a Comurg e o Limpa Gyn e a cidade continua suja e ainda pagando uma taxa do lixo para fazer uma limpeza que não acontece”.

O relator da CCJ, Léo José (SD), acompanhou a análise e aprovou a matéria com apenas um voto contra. O projeto agora deve passar por análise na Comissão de Finanças, Orçamento e Economia (CFOE).