Caiado articula frente de governadores contra Lula após anúncio de tarifaço dos EUA

08 agosto 2025 às 08h38

COMPARTILHAR
Após o anúncio do presidente Luiz Inácio Lula (PT) sobre o tarifaço, o governador Ronaldo Caiado (UB) conversou com dirigentes de outros estados da oposição ao presidente da república para lançar uma nova frente contra o chefe do executivo do País, nesta última quinta-feira, 7. Em coletiva de imprensa, Caiado manifestou preocupação com o impacto no setor produtivo nacional de uma possível não negociação com os Estados Unidos da América (EUA).
Ainda segundo o governador, os dirigentes estaduais procuram a “ampliação” do mercado para o escoamento da produção. “Nós queremos ampliar mercado, e nós não queremos conviver com alguém que se acha no direito de fechar o Brasil e fechar o setor produtivo nacional”.
Além da preocupação do setor produtivo, Caiado denuncia que o posicionamento de Lula é uma medida eleitoral, ao passo que o presidente da República tenta antecipar as urnas com os discursos políticos.
A coletiva veio após Lula anunciar que não deve fazer acordo com o presidente Donald Trump, dos EUA, que impôs uma tarifa de importação dos produtos brasileiros em 50%. O Brasil deve ser o único país afetado pelas medidas que deve não entrar em um acordo formal, segundo a análise de Lula, afirma que não vai se humilhar em uma ligação com o presidente Trump.
Na mesma hora, Lula acionou a Organização Mundial do Comércio (OMC) contra o tarifaço do republicano em “pedido de consulta”, que pode levar a um julgamento contra as taxas de Trump.
Desde que Lula foi empossado, Caiado ingressa o grupo de governadores de oposição ao presidente, junto ao governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD) e o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL). O encontro deste último dia 7 ocorreu na casa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB).
Além do grupo, o governador de Goiás possui uma iniciativa própria em se opor as medidas do atual presidente da República. Durante o lançamento do edital de novas empresas no Distrito Agroindustrial Norberto Teixeira (Dianot), Caiado anunciou que conversa semanalmente com o embaixador dos EUA no Brasil.
Leia também: Goiás cria fórum para acompanhar os impactos do tarifaço de Trump na saúde
15 municípios de Goiás são afetados pelo tarifaço de Trump, que entra em vigor nesta quarta