A Esplanada dos Ministérios amanheceu tomada de pessoas neste domingo, 1º, que foram até o local para acompanhar de perto a posse do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Mesmo antes das 8 horas, centenas de pessoas aguardavam na fila para serem revistadas antes de entrar no local. A inspeção é realizada em filas distintas de homens e mulheres.

Há ainda um intenso fluxo de pessoas chegando nas proximidades da rodoviária central de Brasília para acessar a Esplanada. Autoridades do Governo do Distrito Federal e integrantes do grupo de transição avaliam que o evento na capital federal deve receber cerca de 300 mil pessoas. Apenas o PT registrou 50 mil inscritos de outras cidades que foram ao DF presenciar a cerimônia de posse.

Para acomodar os apoiadores, o partido conseguiu autorização para usar escolas públicas como alojamento e distribuiu o restante do grupo em barracas no Parque da Cidade, no estádio Mané Garrincha e na Granja do Torto.

Delegações

Para a posse, mais de 60 delegações de outros países estão confirmadas no evento, que contará com a presença de ao menos 30 chefes de Estado. A Inframérica, que administra o aeroporto de Brasília, estima que cerca de 150 mil passageiros passem pelo local de 30 de dezembro a 2 de janeiro.

Além dos ritos tradicionais, como o desfile do presidente e do vice eleitos pela Esplanada dos Ministérios e a colocação da faixa, a cerimônia também irá contar com um festival de música com mais de 50 atrações.

O evento que foi batizado de Festival do Futuro, trouxe para Brasília shows de artistas de samba, pop, funk e MPB, como Martinho da Vila, Odair José, Maria Rita, Chico César, Geraldo Azevedo e Pablo Vittar.