COMPARTILHAR

Apesar de indiciado pelos crimes de tentativa de feminicídio e homicídio, o prefeito de Iporá, em Goiás, está solto e pediu licença para afastamento do cargo. O comunicado foi publicado nas redes sociais de Naçoitan leite nesta terça-feira, 5. Mesmo com a vice Maysa Cunha na posse da prefeitura, a base aliada a Naçoitan ainda pede o retorno do investigado à cadeira de gestor.

“Em ofício protocolado junto a presidência da Câmara Municipal, nesta segunda-feira (04), o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite, comunicou ao Poder Legislativo PEDIDO DE LICENÇA para afastamento do cargo, pelo período de até 30 dias. Com vistas à resolver sua situação jurídica”, publicou a assessoria de Naçoitan nas redes sociais.

Comunicado publicado nas redes de Naçoitan Leite. | Foto: Redes Sociais

A Polícia Civil de Goiás indiciou o prefeito de Iporá, Naçoitan Leite (sem partido), pelos crimes de tentativa de feminicídio e homicídio contra sua ex-mulher, Hayzza Haytt Souza Alves, e o namorado dela, além de porte de arma de fogo de calibre restrito com numeração suprimida e fraude processual. O inquérito foi finalizado no dia 28 de dezembro.

O delegado responsável pela investigação, Ramon Queiroz, disse que “não sabe se ele está preso”. Procurada pelo Jornal Opção, a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP) disse que Naçoitan está “preso e internado”.

O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) também não se pronunciou. Procurada, a defesa de Naçoitan não respondeu aos questionamentos.

Anteriormente, o advogado Thalles José havia dito que Naçoitan sofre de efeitos prolongados do coronavírus, como problemas no fígado, coração e cérebro, além de sofrer também de problemas de memória e “transtornos psíquicos”. Mesmo preso, o prefeito Naçoitan Leite seguiu publicando atos normativos do Poder Municipal.

Base aliada pede retorno de Naçoitan

Comunicado publicado na página Iporá News. | Foto: Redes Sociais

Vereadores denunciam que o presidente da Câmara de Iporá, Adriano Coutinho, tem tomado decisões em favor do prefeito sem sequer consultar o colegiado. A esperança da Casa, de maioria da base do prefeito, é que seja inocentado e retorne para a cadeira de gestor.

Além disso, tramita na Câmara de Iporá um processo de impeachment contra Naçoitan, que segue travado. A Câmara tem 13 vereadores, dos quais 10 continuam na base do prefeito. Heb Keller Fernandes (Republicanos), presidente da comissão que analisa o impeachment, é independente. Moisés Magalhães (Agir) e Viviane Specian (PT) são os únicos da oposição.