Adriana Accorsi é a nova presidente do PT Goiás
07 julho 2025 às 22h28

COMPARTILHAR
A deputada federal Adriana Accorsi é a nova presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT), seguindo o Processo de Eleição Direta (PED) de todas as instâncias do diretório nacional do PT. A deputada federal foi eleita com 95,85% dos votos à favor da candidatura. Junto com a Accorsi, Neyde Aparecida deve continuar no comando da legenda na Capital. O resultado foi divulgado no final da noite desta segunda-feira, 7, após atraso na apuração do resultado, feito em cédula de papel.
As eleições ocorreram neste último domingo, 6, e contou com os votos de mais de 1 milhão de filiados a nível nacional, em Goiás foram mais de 6.304 mil cédulas preenchidas. A escolha se deu para as lideranças das três instâncias (nacional, estadual e municipal) a fim de guiar a legenda rumo à acirrada eleição geral em 2026.
Em Goiás, o futuro da sigla foi disputado pela deputada federal Adriana Accorsi, da tendência da Articulação — o grupo majoritário que integra o presidente da república Luiz Inácio Lula e tem como candidato eleito Edinho Silva — e o professor da Universidade Federal de Catalão (UFCat) da chapa “Virar à Esquerda”, que integra a tendência Diálogo e Ação Petista (DAP), o campo político mais à esquerda da legenda.
Accorsi também contou com o apoio estratégico de ao menos seis tendências do partido: a Articulação, Movimento PT, PT pra Vencer, EPS e Cerrado. Junto com os grupos políticos, recebeu o apoio de quase todas as bancadas parlamentares da Câmara dos Deputados e da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego).
Em coletiva de imprensa na sede do partido, a nova presidente da legenda anunciou que o processo traz uma nova geração no comando da sigla. “É uma mobilização que acontece em todos os municípios do Brasil e vai resultar em dirigentes muito comprometidos com as nossas lutas. … É um caminho na minha trajetória, eu fui dirigente municipal e hoje estou como dirigente estadual.”
Ainda de acordo com a deputada, a principal meta da sigla deve ser para fortalecer a sigla ao passo que planeja incrementar a bancada da legenda a nível estadual e federal, além de fortalecer o partido em todos os municípios do Estado. Por outro lado, comenta o futuro trabalho de divulgação nas redes que deve crescer com a chegada das eleições em 2026. “Vamos ter um trabalho de divulgação dos trabalhos do Governo Lula, mas também das nossas lutas e propostas para o País.”
Para o vereador Professor Edward Madureira, que apoiou o nome das duas candidatas para o pleito, a rede de apoio em torno de Accorsi é “legítima e natural”. Além disso, afirma que o processo de eleição fortalece e unifica a legenda rumo às eleições de 2026.
Leia também:
Carlinhos do Mangão deve apoiar Wilder Morais para governador
Selma Kamenach assume comando do PT em Bela Vista de Goiás e já articula chapa para 2026
