Servidor e ex-cartorário são presos por intimidar testemunhas em Morrinhos

17 maio 2023 às 18h39

COMPARTILHAR
Um servidor público municipal e um ex-dirigente cartorário foram presos preventivamente (detenção sem prazo definido) por intimação e tentativa de suborno de testemunhas. A operação coordenada pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), com apoio da Polícia Civil de Goiás (PCGO), aconteceu em Morrinhos, nessa quarta-feira, 16.
Os dois já vinham sendo investigados por participação em uma suposta organização criminosa. O grupo é suspeito da prática de crimes de falsificação de documentos e de peculato no município. Segundo os investigadores, os acusados apropriaram do dinheiro do imposto de transmissão de bens imóveis (ITBI) e de lotes públicos.
O titular da delegacia de Morrinhos, delegado Fernando Gontijo, disse ao Jornal Opção que a dupla ficará detida até nova decisão da Justiça. Ele conta que os acusados procuraram as testemunhas por meio de influências que possuem na administração municipal. O intuito seria se esquivar do processo criminal. Segundo o promotor de Justiça Guilherme Vicente de Oliveira, da 2ª Promotoria de Morrinhos, o grupo é composto por servidores públicos do município e cartorários. Ele ainda detalhes quantos estão envolvidos.
R$ 3 milhões
Até o momento, a polícia constatou que a facção criminosa teria desviado cerca de R$ 3 milhões. A denúncia ao MPGO foi feita pela própria prefeitura e as investigações tiveram início em 2022. Inicialmente, a operação apura a transferência fraudulenta de 11 lotes públicos a particulares e parentes de servidores públicos no final da gestão anterior.
Os nomes dos envolvidos não foram revelados, por isso, não foi possível a localização das defesas dos acusados. O espaço segue aberto.