Polícia Civil prende em flagrante responsável por maus-tratos a animais em Aparecida de Goiânia; veja vídeo
05 outubro 2025 às 16h09

COMPARTILHAR
Agentes da Polícia Civil de Goiás (PCGO) prenderam em flagrante o responsável por um suposto canil clandestino localizado no Setor Jardim Esmeralda, em Aparecida de Goiânia, pelo crime de maus-tratos contra animais.
Segundo o delegado responsável pelo caso, Humberto Teófilo, da Central de Flagrantes, os cães eram mantidos em condições insalubres no interior de uma residência.
Assista
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram animais confinados em gaiolas e locais fechados, com pouco acesso à água e em estado de desnutrição. De acordo com Teófilo, os cães foram resgatados pelas equipes policiais e permanecem sob guarda provisória, até decisão judicial. “Estamos fazendo o encaminhamento a um veterinário devido à saúde debilitada destes animais”, afirmou o delegado.
O responsável pelo canil, que não teve o nome divulgado, foi preso em flagrante e conduzido à Central de Flagrantes da PCGO. Ele foi autuado pelo crime de maus-tratos, previsto na Lei n.º 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), cuja pena pode chegar a cinco anos de reclusão.
Além da legislação federal, o Estado de Goiás conta com a Lei n.º 22.647/2024, que estabelece requisitos específicos para o bem-estar animal e detalha as condutas consideradas maus-tratos, como: “Deixar o animal em confinamento, acorrentamento ou alojamento inadequado; restringir a liberdade de locomoção por meio de aprisionamento permanente ou rotineiro a um objeto estacionário por períodos contínuos; e manter os animais em locais que não respeitem as condições adequadas ao seu bem-estar.”
Confira as imagens:
Leia também: Saiba como o antídoto contra metanol age no organismo




