COMPARTILHAR

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta quinta-feira, 2, uma operação contra uma organização criminosa especializada em fraudar concursos públicos.

As investigações identificaram irregularidades no Concurso Nacional Unificado (CNU) de 2024, conhecido como “Enem dos Concursos”, além de certames das Polícias Civis de Pernambuco e Alagoas, da Universidade Federal da Paraíba, da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil.

Até o momento, duas pessoas foram presas preventivamente e um terceiro mandado de prisão ainda está em andamento. Também são cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, além de medidas cautelares como afastamento de servidores e bloqueio de bens, em cidades da Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

Segundo a PF, ao menos 16 pessoas já foram flagradas em fraudes no último ano. Os investigados usavam ponto eletrônico, falsificavam documentos para que terceiros realizassem as provas em seus lugares e, em alguns casos, tiveram acesso antecipado às avaliações.

Os acusados foram eliminados dos processos seletivos e, quando já nomeados, afastados dos cargos públicos. Eles devem responder por fraude em concurso, organização criminosa, falsificação de documentos e lavagem de dinheiro.

A operação tem apoio do Ministério da Gestão e Inovação e do Ministério da Justiça, que anunciaram reforço nos mecanismos de fiscalização para garantir segurança e transparência em concursos no país.