A Polícia Federal (PF), por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Goiás (FICCO-GO), deflagrou, nesta quinta-feira, 11, a Operação Serra das Galés para desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas. Ao todo, 26 mandados judiciais estão sendo cumpridos em Goiás, Tocantins e Mato Grosso, incluindo 15 de busca e apreensão, oito de prisão preventiva e três de prisão temporária.

A investigação teve início após duas grandes apreensões de cocaína realizadas pela FICCO-GO em conjunto com forças estaduais. A primeira, em 28 de maio de 2024, ocorreu em Paraúna (GO), onde policiais apreenderam 450 kg de cloridrato de cocaína transportados por dois condutores.

A segunda ação que impulsionou a operação aconteceu em 23 de fevereiro de 2025, em Marianópolis (TO), quando mais de 450 kg de cocaína foram confiscados e cinco integrantes do grupo criminoso foram presos.

Segundo o delegado Bruno Zane, diretor da FICCO-GO, a operação em solo tocantinense ocorreu após integrantes das forças de segurança identificarem o uso de aeronaves para transportar as drogas. “Conseguimos acompanhar esse essa organização criminosa pela chegada de um avião na cidade de Marianópolis, em Tocantins, em fevereiro deste ano [2025].”

Leia também: Goiás é precursor de projeto que permite CNH sem autoescola; afirma delegado Waldir