Ibaneis exonera diretores da Granja do Torto sob suspeita de corrupção

26 outubro 2024 às 09h57

COMPARTILHAR
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), tomou uma decisão drástica ao demitir o diretor-presidente do Parque Granja do Torto (PGT), Fábio Cipriano Chaves, e o diretor-executivo Wilson José Brandão Júnior. As exonerações foram motivadas por investigações da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), que apuram suspeitas de corrupção na gestão do parque.
A investigação da PCDF teve início em julho. Os policiais estão apurando supostas irregularidades em um contrato de gestão firmado entre a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal e o Serviço Social Autônomo PGT, responsável pela administração do Parque de Exposições Agropecuárias da Granja do Torto.
Inconsistências foram identificadas nas prestações de contas, além da ocultação de informações relacionadas aos contratos. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão no Distrito Federal e em escritórios de advocacia.
As exonerações foram publicadas em uma edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) nesta sexta-feira, 25. Para garantir a continuidade da administração, Ibaneis nomeou Edson Rohden, servidor de carreira da área de planejamento urbano e infraestrutura, para assumir interinamente a presidência do PGT. Marcelo Pereira Tassinari, também servidor público, ocupará a função de diretor-executivo.
O que é a Granja do Torto
A Granja do Torto é uma casa de campo oficial da Presidência da República, localizada no Distrito Federal, e tem várias finalidades, como residência do presidente da República, Parque de Exposições Agropecuárias, Setor Habitacional Torto (SHTorto).
A Granja do Torto é uma das residências da Presidência da República e está situada na Fazenda do Riacho Torto, a 10 km do centro de Brasília. O local conta com lago e córrego artificiais, piscina, campo de futebol, quadra poliesportiva, churrasqueira, heliponto e uma área de mata nativa.
O Parque de Exposições Agropecuárias Granja do Torto (PAGT) é um espaço importante para o desenvolvimento da agropecuária do Distrito Federal. O parque ocupa uma área de 740.000 metros quadrados e foi inaugurado na década de 1970.
Quando ocupou a Presidência da República, de 1979 a 1985, o general João Figueiredo residiu na Granja onde criava cavalos.
Leia também:
Se Celina Leão ficar inelegível, Ibaneis pode apostar em Michelle Bolsonaro para governadora do DF
Depois de muita polêmica sobre o PPCUB, Ibaneis retrocede estrategicamente