O ex-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto, foi preso nesta quinta-feira, 13, durante uma nova fase da Operação Sem Desconto, da Polícia Federal (PF), que apura um esquema de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

A operação, conduzida em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), cumpre 10 mandados de prisão contra suspeitos de participação nas fraudes. O grupo é investigado por permitir que entidades conveniadas ao INSS realizassem cobranças indevidas diretamente na folha de pagamento de aposentados e pensionistas, sob a justificativa de oferecer serviços como planos de saúde e seguros.

Stefanutto já havia sido afastado do cargo em abril de 2025, quando a Operação Sem Desconto foi deflagrada pela primeira vez, com mais de 200 mandados de busca e apreensão em 13 estados e no Distrito Federal.

Leia também: Presidente do INSS é afastado após operação da PF contra descontos ilegais em aposentadorias