Dois policiais goianos foram reconduzidos a novos cargos como medida disciplinar após protagonizarem uma discussão acalorada nas redes sociais, nesta terça-feira, 21. O delegado Carlos Alfama, da Delegacia de Investigações de Homicídios (DIH), foi transferido para a Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc). Já o coronel Edson Luís “Raiado” Rocha, que chefiava o Comando de Policiamento Rodoviário (CPR), foi deslocado para a PM-8, setor administrativo e financeiro da Polícia Militar de Goiás (PM-GO).

Ainda não há confirmação se as mudanças vão acarretar em diferença salarial. Atualmente, Alfama recebe cerca de R$ 31 mil como delegado de carreira da Polícia Civil, enquanto Raiado recebe R$ 38 mil, além de gratificação por um cargo comissionado.

Briga nas redes sociais

A troca de comandos ocorreu após um embate público entre os dois oficiais, iniciado na última sexta-feira, 17. A discussão começou quando o coronel Raiado publicou um vídeo concordando com críticas feitas pelo promotor Danni Sales à atuação de delegados da Polícia Civil na investigação da morte da servidora Nádia Aguiar, de 47 anos.

Em resposta, Alfama defendeu a colega que conduziu o caso e afirmou que “não havia situação de flagrante” na operação contestada.

No dia seguinte, o coronel publicou um novo vídeo, mostrando um trecho de interrogatório conduzido por Alfama com policiais militares e sugerindo que o delegado teria tentado incriminar os agentes. O delegado reagiu novamente, desta vez com ataques pessoais:

“Estou há quatro anos em uma delegacia de homicídios — foram mais de uma centena de homicidas presos. Enquanto você, pedindo licença para ser segurança de candidato a político”, afirmou Alfama.

Diante da escalada do conflito, a Secretaria de Segurança Pública de Goiás (SSP-GO) decidiu afastar ambos dos cargos na última segunda-feira, 20. Em nota, a pasta afirmou que a medida busca “preservar a integração entre as forças de segurança pública e garantir a continuidade do combate efetivo à criminalidade no Estado”.

Leia também: Caiado critica aumento de quase 20% na conta de luz em Goiás determinado pela Aneel; assista

Segurança Pública afasta coronel Raiado e delegado Alfama após ataques trocados nas redes