A Força Tarefa Integrada Metanol, da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP-GO), encontrou cachaça contendo maconha armazenada em garrafas em uma distribuidora de Anápolis nesta quinta-feira, 9. Segundo a PC-GO, as bebidas foram armazenadas improvisadamente, sem rotulagem adequada, e se tratavam de produtos caseiros. Os proprietários da distribuidora foram presos em flagrante e autuados por tráfico de drogas.

A ação integra a Operação Salus, coordenada nacionalmente pelos Procons e pela Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), que visa coibir a comercialização e distribuição de bebidas falsificadas. A operação foi intensificada após relatos de intoxicação por consumo de metanol, álcool nocivo ao organismo humano.

Em Goiás, há investigação de contaminação envolvendo dois indivíduos, além de uma suspeita de óbito de um homem de 47 anos, morador de Padre Bernardo, na Região do Entorno do Distrito Federal (DF). Outros dois casos foram descartados, por apresentarem sintomas divergentes da intoxicação por metanol.

A operação foi resultado de uma fiscalização conjunta da Polícia Civil de Goiás (PC-GO), do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), da Polícia Militar de Goiás (PM-GO) e da Vigilância Sanitária voltada ao combate a bebidas falsificadas.

Confira o vídeo da operação:

Leia também: Brasil recebe primeiras unidades de antídoto contra intoxicação por metanol; Goiás terá 52