Pesquisa revela que cartões de crédito e empréstimos são os principais vilões da inadimplência no país

03 agosto 2025 às 13h00

COMPARTILHAR
A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) divulgaram uma pesquisa que aponta os três principais fatores que levam consumidores a inadimplência no País. A pesquisa ouviu mais de 600 consumidores do todas as capitais com contas atrasadas há mais de 3 meses para descobrir os motivos das dívidas e quais são as principais prioridades no pagamento dos brasileiros.
O levantamento mostrou que o cartão de crédito (23%), os empréstimos em bancos ou instituições financeiras (16%) e os juros de parcelamentos (12%) são os principais fatores que levam à inadimplência da população. Enquanto isso, as contas que não levam à inadimplência, mas que comprometem o consumidor financeiramente: fatura dos cartões de crédito (15%), seguido pelas contas de água e luz (10%) e o cheque especial (9%) — com destaque para as classes A/B.
A pesquisa também procurou entender o que é prioridade na agenda de pagamentos dos consumidores ouvidos e descobriu que serviços diários que podem ser revogados são que estão no topo da lista, como a internet (73%), as contas de água e luz (68%), contas do telefone (65%), seguidos pela TV por assinatura (59%) e plano de saúde (48%).
Por outro lado, o estudo encontrou que as contas com maior tempo médio de atraso foram parcelas de cheques pré-datados (15 meses), escola / faculdade / FIES (15 meses), condomínio (13 meses), parcelas do cartão (11 meses) e os empréstimos (11 meses). Enquanto isso, os compromissos com menor média de tempo são: telefone (6 meses), financiamento de casa própria (6 meses) e financiamento de automóvel (6 meses).
Para José César da Costa, presidente do CNDL, o cenário desafiador pelos juros altas demandam uma atenção redobrada no planejamento e na educação financeira. “Na hora de negociar uma dívida, é importante ir com um planejamento que possa ser realmente cumprido e na hora de buscar um crédito, deve-se sempre considerar todas as taxas envolvidas. Além disso, o consumidor deve ficar atento, uma vez que aqueles créditos que ficam disponíveis com mais facilidade, são os empréstimos com juros mais caros.”
Leia também: Futuro do transporte público em Goiânia: BNDES aponta que número de usuários pode triplicar em 30 anos
Brasil vence a Colombia com dois gols de Marta e conquista Copa América Feminina pela nona vez