IBGE aumenta expectativa de vida dos brasileiros em aproximadamente 2 meses

25 novembro 2022 às 15h25

COMPARTILHAR
Sem considerar o cenário da pandemia de Covid-19, o estudo Tábulas de Mortalidade publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra aumento na expectativa de vida dos brasileiros. O índice em relação a 2020 subiu para 2 meses e 26 dias. Assim, os nascidos a partir de 2021 podem passar de 76,8 anos para 77 anos.
De acordo com os dados da pesquisa, idade de homens deve chegar até 73,6 anos e de mulher até 80,5. Para o estudo não foi incluído o efeito da pandemia. O IBGE informou que para refletir sobre a doença precisaria alterar a metodologia usada para o cálculo.
Por outro lado, a projeção do órgão é que a expectativa de vida siga crescendo a cada ano. “A crise sanitária provocada pela Covid-19 elevou os óbitos em 2020 e 2021; no entanto, é muito pouco provável que a elevação nos óbitos se mantenha nos anos seguintes. Espera-se que, com o controle da pandemia, o nível da mortalidade retorne ao patamar pré-crise, continuando a trajetória de crescimento observada nas últimas décadas”, cita trecho do documento.