Em entrevista para o Opção Play, a secretária interina de cultura Yara Nunes falou sobre as ações desenvolvidas pela Secult desde Janeiro, quando assumiu o cargo. Entre elas, estão as reformas nos espaços culturais do Estado, com intuito de ampliar a participação do público nesses ambientes.

Um dos setores mais afetados durante a pandemia de Covid-19, a cultura alimenta a expectativa de um caminho para a recuperação a partir das leis de fomento do Estado. Um deles é o programa Estadual de Incentivo à Cultura – Goyazes – que financia projetos de empresas privadas em troca da concessão do benefício fiscal do ICMS.

Para Yara essa é a principal feramente de incentivo nesse momento. Ela explica como fazer para participar dos editais. Com a inscrição, os projetos culturais serão avaliados pelo Conselho Estadual de Cultura e homologados pelo secretário de Cultura. Aqueles que forem aprovados, farão parte de um banco de dados online. Assim, a empresa que solicitar a concessão do benefício deverá escolher um projeto para financiar.

Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a secretária convidou as mulheres para participarem do evento promovido pelo o Governo de Goiás com o tema: “Mulheres Que Inspiram”, que será realizado nesta quarta-feira, 7, a partir das 19h, no Palácio da Música do Centro Cultural Oscar Niemeyer. No evento, a titular da Secult vai apresentar as possibilidades na Cultura ao público feminino. “Nesse evento teremos a oportunidade de falar das ações da Secult e incentivar as mulheres na busca de conhecimento das nossas leis de fomento”, comentou.

Confira a entrevista completa: