COMPARTILHAR

O Centro de Psicologia da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG) é um espaço de atendimento psicoterapêutico gratuito, voltado especialmente para pessoas que enfrentam dificuldades financeiras para acessar esse tipo de serviço.

Criado em 2011, o centro cumpre uma importante função social ao oferecer acompanhamento psicológico à comunidade e ao servir como campo de estágio supervisionado para estudantes de Psicologia da universidade.

Localizado no Campus Colemar Natal e Silva, no Setor Leste Universitário, em Goiânia, o Centro de Psicologia desenvolve atendimentos individuais para crianças, a partir dos 5 anos, e adultos. O serviço busca acolher o sofrimento emocional e contribuir para o fortalecimento da saúde mental da população, com base em uma escuta qualificada e acolhedora. Segundo a coordenadora do centro, Maíra Lopes Almeida, a psicoterapia é um espaço seguro onde o paciente pode reconhecer suas dores e encontrar novas formas de enfrentamento para os desafios da vida.

O processo terapêutico realizado no centro é conduzido por estagiários do curso de Psicologia da UFG, sempre acompanhados de perto por professores especializados. Essa dinâmica permite não apenas o desenvolvimento profissional dos estudantes, mas também garante qualidade e responsabilidade no atendimento à população.

A cada semestre, o centro realiza um processo de inscrição para novos pacientes, com vagas limitadas e priorização de pessoas em situação de vulnerabilidade social. Como a procura costuma ser alta, a coordenação orienta que os interessados acompanhem periodicamente as informações sobre datas e procedimentos de inscrição pelo site da Faculdade de Educação da UFG (fe.ufg.br)

Assista também Entenda como o óleo de pequi pode ajudar no tratamento da osteoartrite;

Entre fronteiras: o empreendedorismo de imigrantes em Goiânia;