COMPARTILHAR

Hélverton Baiano

Especial para o Jornal Opção

Filho do poeta Gilson Cavalcante, Aluísio Cavalcante percorre há mais de 20 anos os caminhos da música, eivado na seiva poética do pai e depois enveredando por caminhos próprios, desde Goiás, onde nasceu, Tocantins, que lhe deu lastro, passando por Minas Gerais e agora em Londrina, Paraná, com a banda Água Doce. Na sexta-feira, 20 de outubro, está sendo lançada nas plataformas digitais o single “Dobra”, que marca a estreia fonográfica do quarteto formado por Aluísio Cavalcante, Mariana Franco, André Coudeiro e Daniel Loureiro.

Escute aqui:

Água Doce é composto por Aluísio Cavalcante (guitarra e voz), Mariana Franco (contrabaixo), André Coudeiro (bateria) e Daniel Loureiro (guitarra e flauta), um quarteto que se reuniu a partir do repertório de Aluísio, compositor que percorreu trecho entre Tocantins, Goiás e Minas antes de chegar a Londrina. É compositor e cantor,  tem quase 20 anos de estrada musical, com destaque para o álbum “Mar de Algaroba”, com o grupo Guaimbê (Prêmio da Música das Minas Gerais em 2021 e 2022) e o álbum “Cantigas e Quintais” (2022) com músicas do poeta Gilson Cavalcante, produzido ao lado do pernambucano André Macambira.

Daniel Loureiro: músico | Foto: Divulgação
Daniel Loureiro: músico | Foto: Divulgação

“Dobra”: single que abre os caminhos do Água Doce

Gravada em Londrina, a canção que marca a estreia fonográfica do quarteto, percorre atmosferas da soul music e do R&B sem esconder o sotaque brasileiro, a identidade e a crueza que marcam o trabalho da Água Doce. O single “Dobra” será lançado no próximo dia 20 de outubro em todas as plataformas digitais.

Água Doce nasce às margens do Igapó, onde a sonoridade do norte paranaense deságua na psicodelia e sutilezas do quarteto londrinense, formado por Aluísio Cavalcante, Mariana Franco, André Coudeiro e Daniel Loureiro. O flerte com o rock progressivo e com os grooves do Brasil de dentro não escondem a delicadeza de nascente por trás das harmonias e dos versos das canções que compõem o trabalho de estreia da banda.

Com formação recente (2022), a Água Doce tem marcado a cena londrinense com shows intensos, carregados de personalidade, provocações, improvisos e pequenos remansos. Guiados por um repertório de canções autorais e inesperadas interpretações, o quarteto iniciou a gravação do primeiro álbum, e o single de estreia será lançado no próximo dia 20 de outubro.

“Dobra” é a canção que marca a estreia fonográfica da banda, uma composição de Aluísio Cavalcante em parceria com Gregory Mark. A gravação foi realizada no estúdio Toque Grave, em Londrina, com a produção musical de Marco Aurélio. “Optamos por gravar praticamente tudo ao vivo, e registrar esse arranjo coletivo que sintetiza nossas referências e as paisagens sonoras que nos habitam nesse momento”, destaca Cavalcante.

No site da banda já é possível ouvir um trecho do single e também fazer o pre-save da faixa em diferentes plataformas.

Mais sobre a Água Doce

Mariana Franco é arranjadora e musicista formada na Universidade Estadual de Londrina, integrante de projetos musicais que são destaque na cena autoral londrinense, como a Caburé Canela, Londrina HotClub e a Curva de Rio, projeto autoral de Carolina Sanches. A cozinha da Água Doce conta ainda com o baterista e percussionista André Coudeiro, cria das rodas de choro, de samba, dos grooves latinos e brasileiros, é figura das mais requisitadas nas produções fonográficas da cidade. Já Daniel Loureiro é compositor e guitarrista em outros projetos autorais e independentes de destaque, como a Mão Rítmica Azul, a Bule Verde Jazz Orcha e a Entrópica.

https://www.aguadoce.info/